Como higienizar o motor da forma correta?

Como limpar corretamente o motor do seu carro.
Muitos hoje ainda usam água para lavar o motor, será que é correto ?

Uma das dúvidas recorrentes dos donos de veículos automotivos é em relação à higienizar o motor do carro. Limpar ou não? Como? Com que produto? Com que frequência.

A verdade é que o tempo e o uso acabam tornando-o indesejavelmente sujo e muitas vezes a segura toalhinha úmida não resolve o problema.

Além do incomodo estético, o excesso de sujeira pode, inclusive, trazer problemas para o funcionamento do carro.

Existem, sim, formas de se limpar o motor em casa, porém com bastante cuidado, para evitar um estrago. Atirar água para todos os lados, realmente, não é a melhor das alternativas.

Como higienizar o motor do carro?

Existem empresas e profissionais capacitados para realizar essa manutenção, mas, caso você queira fazer isso sem sair de casa. Entenda como:

Primeiramente, precisa identificar as partes comprometedoras do motor, que não podem entrar em contato com a água (caso pretenda usar uma bomba de lavagem). São aquelas envolvidas diretamente com a parte elétrica do veículo.
Para garantir sua segurança, envolva-as com um saco plástico e mantenha o carro desligado, antes de começar o processo.
Solventes, sabão em pó ou desengraxantes são alguns dos produtos não recomendados para higienizar o motor  por conterem certo nível de acidez em sua composição.

Detergentes caseiros e certos limpadores específicos, encontrados em lojas automotivas, são os ideais. Aplique sobre o motor e espere algum tempo, até que a sujeira se desintegre, e é permitido o uso de uma escova de nylon, para auxiliar no processo.

Para carros antigos, é necessário o dobro e cuidado, pois muitos dos fios e conexões podem estar comprometidos pelos anos de uso.

Outra forma é a lavagem a vapor. Mais ecológica e simples, ela diminui o consumo de água e inclusive higieniza espaços onde a escova não alcança.

Para este método, são necessários os mesmos cuidados: proteger a parte elétrica do carro e mantê-lo desligado durante o processo.

 Riscos de fazer essa limpeza no motor:

Apesar de todos os cuidados com a higienização, sempre é possível que ocorram problemas e a água acabe prejudicando a parte do funcionamento do carro.

Portanto, mesmo que existam formas de tentar evitar, é recomendado que um especialista faça a limpeza.

O prejuízo do dono do carro, caso a parte elétrica deste sofra algum dano, certamente será maior do que os gastos com um profissional em manutenção de motores.

Mesmo que você saiba o que está fazendo, existe o risco de algo acabar não saindo conforme o esperado.

Conclusão:

A manutenção regular do motor do carro é importante para evitar que a sujeira se acumule exageradamente e prejudique seu funcionamento.

Por outro lado, a limpeza também pode trazer problemas, portanto, caso você prefira lidar com o problema por si, todo cuidado do mundo é pouco, para evitar que a água afete a parte elétrica do carro e acabe gerando prejuízos.

Por mais que alguns veículos pertençam aos mesmos donos por anos, sempre existirão partes da composição e do sistema do carro que apenas mecânicos profissionais possuem conhecimento adequado sobre -e exatamente essas podem ser o alvo do problema.

Sempre orientamos a procura de um profissional, para assim não danificar o seu veículo.

Gostou desse artigo?! Que tal compartilhar com os amigos, agindo assim você vai ajudá-lo a como limpar de forma segura o seu motor e quais os riscos de fazer isso.

 

Clique Para Ver o PRÓXIMO